terça-feira, 8 de setembro de 2015

Dupla Exposição sem Photoshop

       Eu e a minha companheira do blog Janaine, resolvemos fazer um post sobre dupla exposição com câmeras analógicas, que muita gente pensa que é photoshop mas não é! É super fácil e legal de fazer,  vamos mostrar alguns dos resultados e ainda dar um tutorial de como fazer essas fotos maravilhosas.



       Primeiramente é sempre bom não ter medo, afinal você não sabe o que está acontecendo ali dentro da câmera, a maior parte desse processo é sorte mesmo.
       Se você tem uma câmera Lomo é super fácil, pois o disparador da câmera (o botãozinho) não trava, assim você pode tirar varias fotos sem rolar o filme. Mas, se for uma câmera mais antiga ela sempre vai travar a cada foto que você tirar, te obrigando a girar a alavanca toda vez que fotografar algo, então aí está o truque. 
       Toda câmera analógica manual tem um botão bem pequeninho em baixo, esse botão é usado para rebobinar todo o filme quando já foi terminado.

       O processo é o seguinte:
- Apertar o botãozinho, ele vai desativar uma travinha la de dentro, a câmera vai pensar que você quer rebobinar todo o filme. 
- Então, você vai rebobinar o filme, mas só o equivalente a uma foto, uma só voltinha é o suficiente, dependendo da câmera.
- Com o botãozinho apertado, você faz o mesmo processo de todas as fotos, passa a alavanca do filme, como o botãozinho está apertado, ela não vai passar o filme, isso irá enganar a câmera. então é só tirar outra foto em cima e pronto!

       Você também pode tirar todas as fotos do filme e depois rebobinar ele quase até o final, deixando a pontinha para conseguir coloca-lo de novo na câmera. 



Existe um projeto bem legal que as pessoas tiram todas as fotos e trocam com outra pessoa do JAPÃO! O FilmSwap. Bom, vocês podem ver que saíram varias loucuras e fotos lindas.



       Como tudo o que é experimental assim, podem ocorrer alguns erros, mas os tempos das fotos caretas já se foram e quanto mais loucas as fotos mais legais elas são.  




       Que tal fazer a experiencia e mostrar para a gente o resultado?


Um comentário: