O "inesperante" de Pedro Guerra
Após o evento secreto que ocorreu nesse sábado (11), para o lançamento da obra “Precisava de Você” do escritor Pedro Guerra, entrevistamos o autor, que nos contou várias experiências literárias, sonhos e várias dicas sobre o novo livro. Pedro já conta com uma obra de sucesso no cenário caxiense, denominada “A Rainha Está Morta”. Agora, prepara-se para a chegada de seu mais recente trabalho, em junho, nas livrarias. Confere só a entrevista:
Conta pra gente, resumidamente, do que se trata o livro “Precisava de Você”.
Precisava de Você se trata de um romance que não deu certo, e acredito que muitas pessoas já passaram por isso em suas vidas. Quem nos conta a história é Lola, que se utiliza de um caderno para relatar tudo o que viveu (e queria ter vivido) com Gabriel Vegas, o garoto mais desejado de Porto Tempestade. De um breve romance ao fim inesperado, Lola escreve a história e o que ela faz com o caderno é tão inesperado quanto o desfecho do livro.
De onde surgiu a ideia para a elaboração da trilha sonora “Metáfora”?
Escrevi a música que seria a trilha sonora da história enquanto estava escrevendo o livro. Nisso, acabei trazendo a música pra dentro da trama e a envolvi - ela tinha a cara dos sentimentos da Lola. De uma demo mal gravada, eu e Rhaysa Santos (a intérprete da música) entramos em estúdio para gravar a música de modo profissional. E a surpresa é que não gravamos ela apenas em uma versão. Em breve, Metaphore chega por aí...
Como começou a sua relação com a literatura? Ela esteve sempre presente na sua vida?
Sempre esteve no sentido do incentivo que partiu dos meus pais. Sempre tivemos bastante livros em casa e foi a minha mãe quem me comprou alguns exemplares quando eu surgi com esse sonho louco. Hoje, cultivo minha própria biblioteca. Na última contagem, tinha uns 500 livros. Não li todos, é claro, mas a maioria...
Tu percebeste alguma evolução - na tua escrita e maturidade - do primeiro livro para este?
Muita! E eu sempre digo que isso é muito bacana. Ainda guardo textos e rabiscos antigos, assim como textos virtuais em blogs, e toda hora fico remexendo para fazer essa comparação. Acho fundamental - e até engraçado.
Cite três autores favoritos.
Difícil só três, porém não posso deixar de falar de Agatha Christie, que foi a minha primeira inspiração para tudo. Minha autora nacional favorita é Claudia Tajes, por seu humor irônico e sarcástico, o que eu amo. Gosto muito também de Harlan Coben e Stephen King. Ops, já foram 4...
Qual foi o livro que mais marcou sua vida?
A Louca da Casa, a autobiografia de Rosa Montero. Ela é escritora e une ficção e não ficção em uma autobiografia, o que por si só já é demais. Foi um divisor de águas na minha carreira.
Se tu pudesses definir, com um neologismo, o teu estilo de escrita, qual seria?
Vou falar duas. Eu já criei uma espécie de neologismo ao usar o slogan "ex-critor" em minha logomarca. Isso porque, de cara, as pessoas são atraídas pela brincadeira, e a minha intenção com isso é a de mostrar que não sou um escritor comum. Quem me conhece, sabe que eu gosto de ir um pouco além das páginas. Tem ex tanta coisa, por que não ex-critor?
Mas, para definir o meu estilo de escrita em si, eu criaria... hm... inesperante. Uma junção de inesperado com inconstante. Isso porque sempre escrevo algo novo, não gosto de me repetir. E também porque sou muito inconstante: quando a ideia não vem, simplesmente não escrevo. E ir atrás dela é perseguir o nada. É preciso esperar que tudo venha até mim, naturalmente. Às vezes me questiono: sou escritor mesmo?! Porque parece que as frases, ideias, pensamentos, vêm tão prontos até mim, que eu apenas sou responsável por colocar isso no papel.
Quais são os sonhos, como escritor, que ainda não realizaste?
Meu sonho é sempre meu próximo livro. No momento, estou realizando o maior deles, que é o lançamento de Precisava de Você. Esse é um livro que está há 3 anos na minha cabeça e há 2 vem se desenvolvendo, então agora tem sido o momento de realmente lançar isso para o pessoal. Em breve, dou início a minha próxima escrita, e novamente preciso e pretendo me reinventar. A partir daí, esse será o meu próximo sonho.
Gostou de saber um pouquinho mais sobre Pedro e quer ficar por dentro de todas as obras dele? Curte a página no Facebook!
.png)





0 comentários: