quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Introdução ao Analógico

    

       Todo mundo já deve saber que as “câmeras de filme” andaram sumindo do mercado nestes últimos anos, sendo substituída pela digital. Mas como os discos de vinil sempre tem algum apaixonado que ainda usa a técnica antiga, este post é dedicado a você que tem aquela câmera da vovó guardada no fundo do baú ou pior, pegando pó na estante.
       Então aqui seguem dicas para quem está com vontade de entrar para esse mundo analógico, ter fotos com um efeito especial e único para o instagram e ainda ter um álbum de fotografias guardado ou até mesmo colado na parede do quarto.



QUAL FILME COMPRAR?

       Eu sempre recomendo os filmes 35mm, eles são os mais fáceis de encontrar até na sua cidade ou em qualquer site de fotografia, diferente do 120 que era bastante popular na época em que os filmes eram mais usados. Hoje em dia só são encontrados na internet. As marcas variam de Kodak, Fuji, Lomography, entre outras vindas de diversos países.


QUAL CAMERA COMPRAR?

       Se você não tem a câmera em casa, pode comprar ela, existe uma diversidade enorme devido ao pouco uso as pessoas acabam doando ou vendendo. Acho que a primeira coisa que se deve fazer é perguntar se ela ainda funciona, devido à idade e ao mal uso ela pode estar com algum probleminha. Escolha um tipo de câmera, eu tenho preferência em câmeras manuais, são aquelas que você tira a foto e depois puxa a alavanca para o filme passar, elas dificilmente estragam pois são totalmente mecânicas, e você pode fazer vários efeitos legais nas fotos. As automáticas também tem o seu valor, normalmente elas tem flash que as vezes é essencial e a função rebobinar dela é bem melhor que a manual pois não corre o risco de rasgar o filme dentro da câmera. Depois de saber se ela funciona e escolher o seu estilo de câmera, você deve checar qual filme ela usa, uma dica é: sempre escolha a que usa o 35mm, pela facilidade de encontrar o filme. Não adianta ter a câmera perfeita e não ter como usa-la depois.


COMO REVELAR?

       É sempre bom encontrar um laboratório bom e profissional, pois seu filme é sensível à luz e qualquer coisinha pode prejudicar ele. Quando for mandar revelar, cheque se eles digitalizam as suas fotos, assim você pode te-las em um arquivo para guardar na nuvem, garantindo a segurança das fotos.  

       
                  Depois de saber tudo isso, registrar os bons momentos é o mais importante.

  


2 comentários: