quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Volte no tempo com fotografia analógica

Ufa! As férias chegaram. E para comemorar, preparei um post que fala do nosso assunto favorito: fotografia.
A gente aqui do blog gosta muito de um tipo específico: a fotografia analógica. Achamos muito mais divertido, dinâmico e surpreendente. E é por esse e outros motivos que quero te convencer a largar um pouquinho o iPhone e voltar no tempo conosco.

Aprendizado sobre fotografia
Nas câmeras analógicas, você pratica um ritual: escolher o ISO do filme, colocar na câmera e regular tudinho para que nada saia errado, afinal, temos apenas 36 poses. A fotografia digital faz tudo sozinha. ISO, diafragma, obturador? O que é isso? Muita gente que tira fotos todos os dias com smartphone mal sabe o que isso significa. Dá a impressão de que estamos retrocedendo, né?


Apenas uma chance
Há quem veja esse ponto como algo negativo, mas eu acredito que seja mais uma chance para aprendizado. Na fotografia digital, não há a necessidade de pensar antes de tirar a foto, você pode tirar quantas quiser até finalmente achar uma que agrade. Na fotografia analógica você não tem todas essas chances. Manter uma câmera de filme exige gastos e isso faz com que você valorize cada pose. Fotografar se torna quase uma aventura.

Efeitos inesperados
Os acidentes com os filmes não são tão ruins assim, vai? Eu adoro! É muito legal saber que um simples feixe de luz afetando o filme pode causar efeitos tão bacanas. Os ruídos e as duplas exposições também são exclusividade das analógicas, eles fazem com que a foto pareça ter sido tirada nos anos 60. O filtro do instagram pode se transformar em um papel celofane colorido colocado sobre o flash, bacana né? Outra coisa bacana de se experimentar, é utilizar filmes vencidos. Eles podem proporcionar efeitos jamais vistos.


Esperar para ver como a foto vai ficar
Mandar revelar o filme é sempre uma emoção. Se surpreender é a melhor parte. Quem usa câmera de filme sabe: às vezes, você usa um mesmo filme por dias ou meses, e, quando revela, se surpreende com fotos que nem lembrava de ter tirado.


Câmeras com preços acessíveis
Por estarem sendo esquecidas, é possível encontrar câmeras profissionais por preços muito mais baixos que as digitais. Se você fizer buscas em sites de vendas, vai se surpreender com a quantidade de modelos e funções diversas que você pode encontrar. 


Experimente! Para começar, peça para sua avó, tia ou algum parente. Tenho certeza que alguém deve ter uma câmera velhinha no fundo do armário para você. J


Um comentário:

  1. Fico emocionado quando vejo essas fotos. É incrível pensar no cuidado do fotógrafo com cada uma delas!Parabéns, o blog é lindo!

    ResponderExcluir